Resgate de Abelhas

Resgate de Abelhas

Muitas vezes encontramos colônias de abelhas nativas em locais completamente inusitados: caixas de correio, caixas de energia elétrica, churrasqueiras, muros, batentes, vigas, tubulações, escapamentos e etc.

Em algumas situações estas abelhas correm um sério risco de vida, principalmente quando elas fazem o seu ninho em local inapropriado.

Se você encontrar uma colônia de abelhas nativas em local inapropriado, ou tiver receio de que a colônia esteja em risco, não se preocupe! Entre em contato conosco informando a situação, que a nossa equipe de técnicos fará uma avaliação e estará pronta para efetuar o resguardo necessário ou o salvamento da colônia.

Não tente remover as abelhas sem apoio profissional. Muitas vezes as abelhas nativas são confundidas com vespas ou com abelhas africanas, e nesses casos qualquer intervenção pode apresentar perigo de ferroadas.

Mesmo se você estiver certo de que se tratam de abelhas nativas sem ferrão, não efetue a remoção sem ajuda de profissionais experientes e autorizados a realizar esse tipo de atividade, pois as colônias são muito sensíveis e necessitam de cuidados especiais que só um meliponicultor experiente pode proceder.

ATENÇÃO! De acordo com o DEFAU (Departamento de Fauna), para realizar o manejo adequado e o resgate de abelhas nativas em situação de risco, há a necessidade de um responsável técnico, que definirá o melhor destino para as colmeias resgatadas. Portanto, não tente fazer isso por conta própria para evitar riscos à sua integridade física, assim como a de outras pessoas, garantir o correto manejo do ninho/colmeia, como também para não infringir a legislação vigente.

Devido ao intenso desmatamento e a expansão do meio urbano, as abelhas nativas sofrem com a falta de locais próprios para seus ninhos, e por isso acabam se estabelecendo onde conseguem.

A população de abelhas nativas vem diminuindo a cada dia mais e com isso todos os seres vivos sofrem com a falta da polinização realizada por elas.

Nunca elimine uma colônia de abelhas nativas sem ferrão, não importa o local que elas estejam, ajude a salvar as abelhas nativas!

Orientações Gerais

Orientações extraídas do Manual de Operação GEFAU – Módulo Manejo in situ – Resgate Abelhas Nativas :

  • A destinação das abelhas deve ser preferencialmente sua translocação;
  • Na impossibilidade de translocação das colmeias resgatadas, o interessado deverá encaminhá-las a um meliponário devidamente autorizado pelo Centro de Manejo de Fauna Silvestre;
    • Exemplo: Situ (CMFS-EX).
  • Não será autorizado o comércio de colmeias nativas oriundas de resgate;
  • Para toda atividade de resgate haverá obrigatoriedade de apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART de um profissional habilitado, a qual deverá ser anexada ao GEFAU.

Legislação Vigente

  • Lei federal nº 9.605/1998
  • Resolução CONAMA 346/2004
  • Resolução SMA 36/2018
  • Resolução SMA 73/2018
  • Instrução Normativa IBAMA 07/2015
  • Instrução Normativa IBAMA 141/2006