Jataí
A Jataí (Tetragonisca angustula) é uma espécie de abelha muito rústica e se destaca pela sua versatilidade e capacidade na construção de seus ninhos, e se adapta muito bem em diversos tipos de ambiente, como é o caso das zonas mais urbanizadas.
A adaptabilidade da espécie vem da sua versatilidade de nidificar em locais inesperados, como a cavidade de muros, caixas de madeira abandonadas, filtros de barro, cabaças, oco de bambu, dutos de ventilação, caixas de distribuição de energia elétrica, etc. Enquanto a maioria das outras espécies nativas nidificam exclusivamente em cavidades ocas de troncos de árvores, temos casos de ocorrências de ninhos de Jataí até mesmo em máquinas de lavar e escapamentos de carros abandonados!
Por esse motivo costumamos dizer que é uma abelha “marrenta”, porque enfrenta muitas adversidades como as constantes queimadas e o desmatamento, e mesmo assim consegue garantir o sucesso evolutivo da espécie.
O mel produzido pela Jataí é saboroso e muito suave, e apresenta diversas propriedades medicinais.
Ocorrência
A Jataí é uma abelha nativa do Brasil, mas a ocorrência da espécie é amplamente distribuída na América do Sul e América Central, podendo ser encontrada desde o Rio Grande do Sul até o território Mexicano. A região sudeste do Brasil possui uma grande incidência da espécie.
Morfologia
Medindo até quatro milímetros de comprimento, não possui ferrão (ferrão atrofiado), apresenta coloração amarelo-ouro, cabeça e tórax pretos, abdômen escuro e patas pardacentas. As suas corbículas (aparelho localizado nas patas traseiras para recolher pólen) também são da cor preta.
Comportamento
É considerada uma abelha muito dócil e de fácil manejo pelos meliponicultores. Ao se sentirem ameaçadas ou provocadas, podem dar pequenas “mordiscadas”, grudar cerume ou se enroscarem nos cabelos/pelos dos intrusos.
Essas características demonstram que trata-se de uma espécie que pode ser criada próxima a residências sem oferecer riscos de ataques a pessoas ou animais.
Apoie o nosso Projeto!
Apoie o projeto através da nossa página da plataforma Catarse clicando aqui.